quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

TEMÁTICA APRESENTADA PELOS PCNs

Santana, Érika

            Projeto meu livro: Ciências Naturais, 5º ano: ensino fundamental / Érika Santana, Rodrigo Balestri. – São Paulo: Escala Educacional, 2004.

Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

            Esta temática nos permite apresentar com clareza os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais presentes no livro escolhido em seu capítulo 4, Preservação do Meio Ambiente.

            Os itens estudados neste capítulo que contemplam os conteúdos conceituais são: “Alguns problemas ambientais ( desmatamento, queimada e ameaça de extinção de algumas espécies animais ).

            O item que contempla os conteúdos procedimentais é: Cuidando do meio ambiente.

            O item que contempla os conteúdos atitudinais é: Projeto Plantando Árvores 

 

RELATÓRIO:

            Em relação ao desmatamento os autores introduzem o assunto com o tema AMAZÔNIA EM PERIGO a partir de informações cedidas pelo Instituto de Pesquisas (INPE) mostrando o desmatamento de parte da floresta Amazônica.

            Em seguida parte para a conceituação dos itens a ser discutidos, quais sejam:  Desmatamento, queimada e ameaça de extinção de algumas espécies animais. Apresenta ainda dados relevantes sobre os municípios mais atingidos alem de sugerir pesquisa de vocabulário, breve questionário e socialização dos conteúdos.

            Os procedimentos observados dizem respeito à sugestão para conversas sobre o assunto com os colegas, relatos de experiências para em seguida questionar sobre que atitudes os alunos tomariam para cuidar do meio ambiente.

            Por fim, são apresentadas várias instituições que cuidam do meio ambiente, parques nacionais que se destinam a fins educativos e científicos, como também o projeto plantando árvores; este, parte de indagações que refletem a relação dos alunos com o cuidado com as árvores, sugerindo ainda visitas ao órgão competente da sua cidade para adquirir mudas e receber orientações sobre o plantio e cuidados adequados.

            As ilustrações fazem um forte apelo visual que ajudam bastante na compreensão do assunto abordado.

 

BIBLIOGRAFIA:

 

Santana, Érika

            Projeto meu livro: Ciências Naturais, 5º ano: ensino fundamental / Érika Santana, Rodrigo Balestri. – São Paulo: Escala Educacional, 2004.

 

B823p Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

Nenhum comentário: